Estações de energia Baywater e Liddell

A Ventomat Australia forneceu recentemente suas Válvulas de liberação de ar e Vacuum Break Série ‘RBXcb’ e ‘RBXb’ com mecanismo de alívio de surto integral (“Anti-choque”) para a estação de energia Bayswater. As válvulas são instaladas em duas condutas ascendentes de grande diâmetro que foram construídas para aproveitar a grande variação do fluxo do rio e bombear água do Rio Hunter em Bayswater para o reservatório da estação de energia durante eventos de inundação.

 

As válvulas Ventomat, neste caso, foram modeladas pelo consultor para mitigar sobretensão e golpe de aríete, bem como fornecer as funções de válvula de ar padrão de liberação de ar de alto volume e entrada de ar e liberação de ar pressurizado.

 

As válvulas Ventomat também têm sido usadas por mais de 7 anos na estação de energia Liddell do outro lado da estrada em linhas de lama de cinzas e impediram rompimentos de tubos em várias ocasiões, de acordo com o especialista em pó e cinzas de carvão dos proprietários da planta.

 

A Bayswater Power Station é conhecida por ser uma das maiores usinas de energia da Austrália, produzindo aproximadamente 17.000 GWhs de eletricidade por ano. Isso é energia suficiente para 2 milhões de lares e famílias australianas em média. Sua característica mais característica são as quatro torres de resfriamento evaporativo, conforme visto na imagem abaixo, das linhas de lama de cinzas da Liddell instaladas com válvulas ‘RGX’ da série Ventomat para aplicações de esgoto / lama.

Goulburn- Um breve estudo de caso sobre o papel das válvulas de ar Ventomat na proteção de dutos

Goulburn, localizada ao sul de Sydney, está situada nos cênicos planaltos do sul de New South Wales e tem uma população de 27.000 habitantes. Foi a primeira cidade do interior da Austrália e era bem conhecida por produzir lã merino fina, o que é demonstrado pela grande atração turística , o grande merino.

 

O Conselho Goulburn Mulwaree cuida do abastecimento de água da cidade. As válvulas Ventomat Air Release e Vacuum Break com mecanismo integral de alívio de sobretensão (foto abaixo) foram recentemente instaladas no reservatório principal ascendente para o nível alto. Em uma recente viagem a Goulburn durante uma visita à instalação de válvula mostrada abaixo, foi mencionado que antes da instalação das válvulas Ventomat, havia picos de pressão causados ​​por surtos e golpes de aríete causando alguma preocupação para o pessoal do conselho. Depois que as válvulas Ventomat foram instaladas, os picos de pressão foram virtualmente eliminados.

 

Toda a linha de válvulas de liberação de ar e vácuo Ventomat para água, efluentes e irrigação é fornecida como padrão com um mecanismo de alívio de sobretensão integral.

 

Como funciona?

Durante o enchimento da tubulação ou falha de energia / bomba onde ocorre a separação da coluna, a válvula detectará a (s) coluna (s) de água movendo-se rapidamente para o ponto alto e o flutuador ‘Anti-Shock’ fecha sob a presença de ar. A saída da válvula é então reduzida, resultando na desaceleração da coluna de água que se aproxima devido à resistência ao aumento da pressão do ar na válvula. Basicamente, a válvula usa o oleoduto como vaso de compensação.

 

Devido ao seu sucesso e requisitos de manutenção extremamente baixos, as válvulas de ar Ventomat serão usadas para substituir as válvulas de ar atualmente instaladas no sistema de tubulação de Goulburn.

Central elétrica de Lake Margaret

A foto abaixo mostra uma seção do histórico oleoduto de madeira Lake Margaret que foi recentemente reconstruído utilizando a tecnologia superior fornecida pelas válvulas de liberação de ar e vácuo Ventomat com mecanismo integral de alívio de surto.

 

Na imagem abaixo você pode ver o novo duto de Cedro Amarelo do Alasca com uma válvula de ar ‘RBX’ da série Ventomat de 100 mm.

 

The Old Pipeline

Em 1911, a Mount Lyell Mining and Railway Company em Queenstown, Tasmânia, construiu uma estação de energia hidrelétrica no Lago Margaret, uma das mais antigas usinas hidrelétricas do hemisfério sul.

 

No início da década de 1980, ela foi adquirida pela Hydro Tasmania e em 2006 foi fechada devido a questões de segurança rejeitadas pelo oleoduto ‘King Billy’ de 70 anos que gerava muitos vazamentos e o tubo que exigia manutenção constante que colocava os operadores em risco.

 

De acordo com a Earthmover and Civil Contractor Magazine, ela foi apelidada de “a maior mangueira de soaker do mundo” (veja a imagem abaixo). No início de 2007, durante um período de seca, o vazamento no tubo foi tão forte que reduziu o nível do Lago Margaret em 10% somente com os vazamentos. Uma maneira de os operadores consertarem os vazamentos foi descarregando um saco de serragem pela tubulação (Huon Pine funcionou melhor devido às suas excelentes propriedades anti-apodrecimento).

 

O King Billy Pine usado para construir o oleoduto não foi realmente o primeiro material usado (madeira foi o material escolhido, pois era mais barato do que outros materiais na época, como o aço e também deveria durar mais).

 

Em 1913, a Australian Woodpipe Company determinou que as propriedades locais dos pinheiros King Billy não eram boas o suficiente para a construção do oleoduto e, subsequentemente, Oregon Pine foi importado do Canadá. Este se deteriorou muito rapidamente e teve que ser substituído em 1938, quando o King Billy Pine local foi utilizado e a linha permaneceu em serviço até 2006.

 

O Rei Billy Pine tem o nome de William Lanne ou King Billy, que foi o último macho Aborígine de sangue puro na Tasmânia e, após sua morte, a árvore foi nomeada em sua homenagem. Os eventos após sua morte foram, no mínimo, controversos. Seu crânio foi roubado e substituído por um crânio de homem branco e seu corpo exumado ilegalmente. As peças roubadas foram enviadas para a Inglaterra para pesquisa e exibição contra a vontade das autoridades locais e o responsável foi recompensado por esse ato imperceptível com uma medalha de ouro do Royal College of Surgeons da Inglaterra. Tudo isso foi em vão, pois o esqueleto nunca mais foi visto e o crânio nunca chegou à Inglaterra e foi perdido.

 

A árvore agora está listada como uma planta australiana ameaçada e foi encontrada para fazer uma excelente qualidade de som em instrumentos de cordas, particularmente o violão clássico.

 

O novo pipeline

O novo gasoduto foi projetado por Johnstone McGee e Gandy (JMG) em Hobart e foi construído pela Hazell Bros com assistência técnica da International Tank and Pipe Company de Portland Oregon. A antiga linha “King Billy” foi preservada em três seções, uma das quais pode ser vista abaixo.

 

Os grupos locais de lobby se opuseram ao fechamento da usina de energia e defendiam a reconstrução do oleoduto em woodstave, pois tanto a planta quanto o oleoduto são atrações turísticas importantes e uma parte importante da história local. A energia limpa também foi um ponto importante a ser considerado e, durante 2006, quando ocorreram apagões, a estação de energia permitiu que as minas de cobre permanecessem em linha e funcionais e evitou que as câmaras da mina inundassem.

 

Em 2009, a JMG, a Hazell Bros e a Hydro Tasmania foram premiadas conjuntamente por excelência em engenharia na Engineers Australia Tasmania Awards Night para o projeto. Um carrinho automotor foi projetado para a construção e manutenção do oleoduto, uma inovação mundial em projeto e construção de oleoduto.

 

Válvulas de liberação de ar Ventomat e válvula de vácuo com mecanismo de alívio de surto integral

As válvulas de ar Ventomat foram a única escolha para um duto tão importante, já que todas as válvulas de ar Ventomat vêm integradas com o mecanismo de alívio de surto e golpe de aríete “Anti-Shock” original.

 

A linha de válvulas Ventomat fornece as funções padrão durante a operação normal e, em seguida, o flutuador “Anti-choque” entrará automaticamente em ação durante um evento de pico, como durante um blecaute onde a coluna de água se separa no ponto alto. Conforme as bombas são reiniciadas e a coluna de água se reúne, taxas de ar muito altas são liberadas muito rapidamente e a válvula irá reagir a isso e controlar a liberação de ar a fim de proteger contra pressões excessivas.

 

 Uma boa analogia para descrever esta função única é olhar para ela como um airbag em um carro, ou seja, ela existe para proteger e amortecer o golpe quando necessário.

 

Outro aspecto importante para a escolha de Ventomat são as características de fluxo total. Todas as válvulas Ventomat têm fluxo total, o que significa que as áreas de entrada, saída e fluxo têm o tamanho da válvula. Grant Atherton, da JMG, destacou que, em certo ponto, uma pedra caiu da montanha e destruiu uma grande seção do oleoduto. Ao utilizar todas as características de fluxo do Ventomat, você pode ter certeza de que grandes volumes de ar serão “sugados” para dentro do pipeline e protegê-lo de pressões negativas durante tal evento.

 

Para ajudar a determinar o tamanho e o posicionamento das válvulas, foi utilizado o Programa Ventomat CATT (Tecnologia de Transferência de Ar Controlado). Este é um programa de dimensionamento e posicionamento desenvolvido pela Ventomat e sua cópia gratuita pode ser obtida entrando em contato com a Ventomat Australia (ver detalhes de contato abaixo).

 

As válvulas de ar Ventomat fornecem quatro funções:

  1. Liberação de alto volume de ar
  2. Entrada de ar de alto volume
  3. Liberação de ar pressurizado
  4. Proteção contra sobretensão e martelo d’água

 

As válvulas praticamente dispensam manutenção, são autolimpantes feitas de materiais superiores e comprovadas em mais de 10 anos no mercado australiano e em mais de 30 anos no mercado mundial. Para mais informações, acesse: www.ventomat.com.au

 

Referências:

O novo oleoduto de 1200 mm do Alaskan Yellow Cedar Woodstave no Lago Margaret, Tasmânia
O antigo oleoduto King Billy Pine “Soaker Hose”
Pipeline antigo e novo lado a lado

Pipeline do Interconector Norte Sul

Abaixo, Ventomat Australia Pty Ltd foi escolhida para fornecer válvulas de ar para o oleoduto e estações de bombeamento para o Projeto de Sistema de Interconexão Norte Sul.

 

Ventomat Australia Pty Ltd foi escolhida para fornecer válvulas de ar para o oleoduto e estações de bombeamento para o Projeto de Sistema de Interconexão Norte Sul. A instalação de válvulas de ar nas tubulações visa manter uma pressão constante no sistema para garantir um abastecimento de água seguro, confiável e consistente. Ventomat Australia também forneceu conselhos sobre o dimensionamento e posicionamento de válvulas de ar e análises de surto e golpe de aríete.

As válvulas de ar Ventomat fornecem quatro funções: liberação de ar de alto volume; entrada de ar de alto volume; liberação de ar pressurizado e proteção contra sobretensão e golpe de aríete. “As válvulas praticamente dispensam manutenção, são autolimpantes, são feitas de materiais superiores e são comprovadas há mais de 15 anos no mercado australiano e mais de 30 anos no mercado mundial”, disse um porta-voz da empresa.

 

As primeiras válvulas de ar Ventomat foram instaladas na Austrália em 1997. Ventomat Australia Pty Ltd iniciou suas operações em 2005 como fornecedora de válvulas Vent-O-Mat Air. É uma subsidiária da Dynamic Fluid Control (Pty) Ltd da África do Sul, um dos maiores fabricantes de válvulas do hemisfério sul. A empresa é especializada em válvula de liberação de ar Vent-O-Mat e válvula de interrupção de vácuo, que vem com um mecanismo anti-choque integral para proteção contra sobretensão / golpe de aríete. Eles também fornecem e fabricam válvulas de compressão RF e válvulas de gaveta Insamcor para lama / rejeitos e esgoto. O serviço da Ventomat Australia se estende a clientes em toda a Austrália e na orla da Ásia / Pacífico. Outros projetos de Ventomat incluem a substituição de válvulas de ar nos dutos de Warragamba de grande diâmetro perto de Sydney, bem como substituição de válvulas de ar para Melbourne Water and Water Corporation em WA. Ventomat Austrália forneceu recentemente válvulas de ar para as usinas de dessalinização da Gold Coast, Sydney e Melbourne, bem como para o Oleoduto Glenelg a Adelaide no sul da Austrália, o oleoduto Sugarloaf em Victoria e o Oleoduto Lake Margaret Timber na Tasmânia e é um fornecedor preferencial da BHP Billiton, Rio Tinto e Fortescue Metals Group.

Para obter mais informações, entre em contato com Ventomat Australia Pty Ltd, 5 Vangeli Street Arndell Park NSW 2148, telefone 02 8814 9699, fax 02 8814 9666, celular 0414 552 169, e-mail: jkerrigan@ventomat.com.au, website: www.ventomat.com.au

Nyngan

Nyngan está localizada entre Narromine e Bourke, 583 km a noroeste de Sydney. A maioria das pessoas se lembrará de Nyngan das enchentes de 1990, quando toda a cidade teve de ser evacuada por helicóptero. Isso aconteceu apesar dos esforços dos moradores da cidade para construir um dique com mais de 200.000 sacos de areia, sem sucesso. A cidade inteira foi inundada depois que o rio Bogan subiu para 5,2 metros, 1 metro acima do recorde anterior.

 

Após o evento, uma barragem foi construída ao redor da cidade para evitar ocorrências futuras.

 

Infelizmente, na primeira vez em que foi testado, grandes seções de tubo colapsaram e completamente achatadas. Isso ocorreu devido à pressão negativa induzida no sistema conforme a água subia e então fluía dos pontos altos ao longo da margem do dique. Nenhuma válvula de ar foi incluída no sistema.

 

As seções de tubo de aço que colapsaram foram substituídas e as válvulas de liberação de ar Ventomat e válvulas de interrupção de vácuo com um mecanismo de alívio de surto integral foram introduzidas ao longo do dique.

 

A linha de válvulas de ar Ventomat é única pelas seguintes razões:

  1. Cada válvula da linha Ventomat de válvulas de ar inclui um mecanismo de alívio de sobretensão para proteção contra golpe de aríete e sobretensão em tubulações.
  2. Capacidade de fluxo total da gama da válvula, ou seja, uma válvula de 150 mm, como mostrado na imagem, tem uma área de fluxo de 150 mm permitindo que a válvula “aspire” o ar na capacidade máxima, evitando que ocorra vácuo no tubo e protegendo-o de colapso e danos estruturais de fadiga.

 

Este é um fato importante, pois muitas válvulas de ar vendidas no mercado não têm uma capacidade de fluxo total, o que significa que, em circunstâncias semelhantes, ainda podem ocorrer danos à tubulação se isso não for levado em consideração quando as válvulas forem dimensionadas.

 

Uma característica importante do projeto Ventomat é uma bóia cilíndrica. Todas as válvulas de ar “sugam” o ar conforme ocorre o vácuo. Válvulas de ar com esfera ou flutuadores esféricos reagem de maneira diferente à válvula Ventomat. À medida que o ar passa pelo topo e ao redor de uma bola flutuante, ele criará baixa pressão na parte superior da bola, fazendo com que a bola se levante até a saída e reduza bastante o volume de entrada de ar. Isso é conhecido como ‘Efeito Venturi’ e pode ser demonstrado colocando uma bola de pingue-pongue em um pequeno funil e soprando no funil. Você pensaria que a bola cairia, mas ela é mantida lá pela pressão negativa formada na parte superior da bola. Isso é evitado pelas válvulas Ventomat.

 

Consulte o efeito Venturi:   www.youtube.com/watch?v=13eoSasj4hw

Wagga

As fotos a seguir mostram duas instalações de válvula de ar diferentes, uma delas é uma bomba de perfuração operada pela Riverina Water fora da pista (que você pode ver ao fundo) em Wagga Wagga (Série RBXb, 16 Bar nominal), esta configuração de válvula foi demonstrada durante o Pipes Wagga Wagga Field Day. A outra é uma estação de bombeamento de esgoto para a Câmara Municipal de Wagga Wagga (série RGX de banda curta de 3,8 bar nominal).

 

Exemplo Um – Água Riverina, Bomba de Furo

Este é um bom exemplo de como uma válvula de ar Ventomat deve ser instalada para uma aplicação de bombeamento submersível / profundo. Em primeiro lugar, deve ser usado um Series RBXb. A Série RBXb tem uma mola na parte superior da válvula que mantém o flutuador superior / ‘Anti-choque’ na posição fechada. Isso significa que a saída é reduzida em aproximadamente 35 vezes durante a liberação de alto volume de ar, ou seja, a bomba liga enquanto permite proteção total contra vácuo. Isso faz com que o ar seja comprimido ao ser liberado (devido ao orifício de saída relativamente pequeno). Isso causará uma contrapressão que diminuirá a velocidade da água no riser para um nível aceitável, de modo que nenhum pico de pressão prejudicial ocorra após o fechamento da válvula (basicamente usando a tubulação como um tanque de compensação).

 

Um T de diâmetro grande ou total também está sendo usado, o que irá, em conjunto com a configuração acima, criar um ponto de separação para a mistura de água e ar que tende a ser bombeada para cima no riser na inicialização da bomba. Isso impedirá que respingos de água atinjam os flutuadores inferiores da válvula de ar, o que irá confundir a válvula, pensando que está cheia de água, e fechando-a prematuramente.

 

Em resumo, a configuração acima irá garantir que todo o ar seja liberado o mais rápido possível, sem causar pressão excessiva na inicialização.

 

Observação: uma válvula de isolamento deve ser instalada abaixo da válvula de ar para permitir que a válvula seja removida, se necessário, sem a necessidade de desligar o sistema principal.

Exemplo dois – Estação de bombeamento de esgoto da Câmara Municipal de Wagga Wagga 

A instalação acima é uma estação de bombeamento de esgoto a cerca de 5-6 km da cidade. Esta é uma válvula de ar RGX de padrão curto, o que significa que é mais curta do que a válvula convencional de 10 bar (aproximadamente 600 mm de altura). Na foto, Len Kennedy do conselho e Neil Mannix da AVK. Eles estão próximos a uma grande camada de cobertura morta que é usada para remover qualquer odor de dentro da estação de bombeamento. A válvula de ar na parede tem abaixo dela uma grande marca branca onde a parede foi manchada pela válvula de ar de esgoto anterior, que vazou abundantemente. O design Ventomat superou o problema neste caso por meio de seu corpo longo e fino. Este design significa que apenas 2 metros de altura (20kPa) são necessários para formar efetivamente uma bolsa de ar na válvula para manter o esgoto longe das peças de trabalho da válvula. Com o projeto anterior, a válvula com um corpo mais gordo é necessário para formar a bolsa de ar de aproximadamente 8 metros de cabeça. Nesta estação de bombeamento, às vezes não havia muita pressão.

 

As válvulas de ar Ventomat serão usadas em aplicações futuras em torno de Wagga Wagga.